Com mais de 100 anos de atuação no Brasil, a alemã Siemens prega que entre suas políticas está o bem estar para a sociedade. A empresa que atua nas áreas de material elétrico, sistemas de vigilância, softwares e transporte público, para citar alguns exemplos, transforma sua excelência em eletrificação, automação e digitalização para romper fronteiras e levar soluções para todos os brasileiros.
Em 2017, a Siemens no Brasil publicou o estudo Business to Society (Negócios para a Sociedade). Esse estudo baseava-se em uma metodologia de estrutura de mediação de impacto do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development) e garante a cobertura dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado dessa medida é uma análise das prioridades conforme o que já foi feito pela Siemens e o que ainda pode se fazer para ajudar no desenvolvimento do país.
Buscando uma correta estruturação e alinhamento para suas ações sociais, a rotina entre colaboradores dentro da empresa já se apresenta há anos com medidas de cidadania corporativa. Suas estratégias envolvem a criação de projetos como o Programa de Transformação objetivando marcar sua atuação na educação e em tecnologias básicas. Partiu daí projetos sociais com o Programa de Voluntário Siemens Brasil.
Desde 2012, diversos colabores e outros profissionais da Siemens se voluntariam para ministrar palestras como ajudar a moldar a educação financeira de jovens, foco na sustentabilidade, trilhas ecológicas e cursos de informática. A empresa dispõe de ferramentas de gestão e possui um papel efetivo na realização dessa ação e deixa claro que doa para seus funcionários horas de trabalho para que eles possam realizar essa tarefa sem comprometer a sua rotina.
No ano de 2014 foi desenvolvida uma plataforma on-line de voluntariado para que seus colaboradores possam inscrever projetos que estejam alinhados aos objetivos estratégicos de cidadania corporativa da empresa. Com essa ação de voluntariado e ciente do seu papel de agente transformador na sociedade, a Siemens pretende envolver seus funcionários com suas ideias de acordo com o que prega e com o que a sociedade precisa estimulando, assim, a cidadania individual de cada um.
O programa finca sua âncora em instituições com predominância jovem como escolas de Higienópolis, em São Paulo e possui os mais variados temas. Junto a plataforma, seus colabores possuem autonomia para '"preparar o seu campo" para ministrar uma palestra com um tema que seja da sua segurança e de acordo com a localidade em que estão. Dessa forma, eles ganham mais poderes e independência para fomentar um trabalho mais ativo, maleável e engajado.
Os frutos colhidos pela empresa são cada vez maiores. Apresentando preocupação com a sustentabilidade e a sociedade civil, a Siemens é destaque nacionalmente e internacionalmente nos últimos anos. Ela apareceu na segunda colocação entre as empresas do grupo de conglomerados industriais mais sustentáveis do mundo segundo o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). Ainda foi destaque na avaliação do Carbon Disclosure Project (CDP) que é considerada a mais importante pesquisa de projeção climática mundial e também conquistou a 8° colocação em 2018 e a 28° colocação em 2019 na lista da Corporate Knights como uma das empresas mais sustentáveis do mundo na sua publicação anual The Ranking 100 Global se destacando no Conselho para o Capitalismo Limpo (Concil for Clean Capitalism) que atua no desenvolvimento de políticas públicas inteligentes e eficientes.
Aqui no Brasil, já foi eleita três vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do país no ranking do Guia Exame de Sustentabilidade e conquistou em 2017 a melhor colocação em Governança da Sustentabilidade com a elaboração do estudo Business to Society.
Atualmente atuando em mais de 12 cidades em 10 estados, as ações beneficiam cerca de 10 mil pessoas com mais de 19 projetos inscritos pelos seus funcionários e já conquistou diversas parcerias com escolas, entidades ligadas à educação e a secretarias de educação.
Para mais informações sobre as ações e projetos da Siemens para benefício da sociedade, estão disponíveis e podem ser encontradas na página de Cidadania Corporativa (siemens.com/br/) da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário