segunda-feira, 13 de abril de 2020

NATURA: INSTITUTO NATURA E PROJETOS EDUCACIONAIS

A companhia brasileira de cosméticos Natura é uma empresa brasileira que está a bastante tempo no mercado interno. A instituição é muito conhecida por suas ações de viés sustentável, o que acabou gerando um diferencial competitivo para ela.

Entretanto a Natura também possui fortes práticas de caráter social. Tudo começou quando a empresa, em 2010, fundou o Instituto Natura, o qual tem como objetivo central de fortalecer a educação no Brasil, além de reforçar as iniciativas sociais da companhia. Para isso, o instituto conta com ajuda dos colaboradores da empresa, que se voluntariam para ajudar nessas campanhas.





O programa de educação para as consultoras de beleza e suas famílias, o qual é disponibilizado pelo instituto em parceria com a empresa Natura. O programa oferece cursos gratuitos, sendo disponibilizados pelo instituto, além de descontos em cursos de inglês da English Live e Wizard, cursos para o Enem e até cursos de nível superior, ofertado pela Estácio de Sá, tudo isso devido a parcerias adquiridas pela Natura e o instituto. Além disso, diversos outros cursos gratuitos são oferecidos, como de matemática, cultura, cidadania e entre outros. Com isso, mais de 85 mil consultoras foram beneficiadas pelo projeto, tudo isso no ano de 2018.

Também existe o Projeto Trilhas, é uma das iniciativas que se destaca, sendo constituído por uma plataforma digital que oferece cursos a distância, além contar com espaços virtuais, nos quais os professores poderão compartilhar experiencias entre eles. Vale salientar que todos os cursos possuem certificados que são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e são totalmente gratuitos. Para mostrar o impacto desse projeto na sociedade, cerca de 18 mil profissionais foram beneficiados com o ensino a distância, além de 160 mil usuários cadastrados, tudo isso somente no ano de 2018.




Fazendo a análise das iniciativas sociais da Natura, é perceptível a preocupação que a companhia mostra com a sociedade brasileira, pois existem diversos outros projetos que não foram citados acima, mas que beneficiam outras milhares de pessoas. O foco na educação é algo extremamente positivo para as campanhas sociais da empresa, devido da falta de investimentos do setor privado nessa área, e a crítica situação da educação pública brasileira, faz com que a sociedade necessite desse tipo de iniciativa.

Outro detalhe que é importante destacar, é sobre a responsabilidade socioambiental da empresa. Com isso, analisando os projetos sociais citados anteriormente, o histórico de sustentabilidade que a Natura possui no desenvolvimento de seus produtos e na sua filosofia, nota-se que a companhia possui o conceito do tripé da sustentabilidade (pessoas, planeta e lucro), muito bem alinhado na sua estrutura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NATURA: INSTITUTO NATURA E PROJETOS EDUCACIONAIS

A companhia brasileira de cosméticos Natura é uma empresa brasileira que está a bastante tempo no mercado interno. A instituição é muito co...