A companhia brasileira de cosméticos Natura é uma empresa brasileira que
está a bastante tempo no mercado interno. A instituição é muito conhecida por
suas ações de viés sustentável, o que acabou gerando um diferencial competitivo
para ela.
Entretanto a Natura também possui fortes práticas de caráter social. Tudo
começou quando a empresa, em 2010, fundou o Instituto Natura, o qual tem como objetivo
central de fortalecer a educação no Brasil, além de reforçar as iniciativas sociais
da companhia. Para isso, o instituto conta com ajuda dos colaboradores da
empresa, que se voluntariam para ajudar nessas campanhas.
O programa de educação para as consultoras de beleza e suas famílias, o qual
é disponibilizado pelo instituto em parceria com a empresa Natura. O programa oferece
cursos gratuitos, sendo disponibilizados pelo instituto, além de descontos em cursos
de inglês da English Live e Wizard, cursos para o Enem e até cursos de nível
superior, ofertado pela Estácio de Sá, tudo isso devido a parcerias adquiridas
pela Natura e o instituto. Além disso, diversos outros cursos gratuitos são
oferecidos, como de matemática, cultura, cidadania e entre outros. Com isso,
mais de 85 mil consultoras foram beneficiadas pelo projeto, tudo isso no ano de
2018.
Também existe o Projeto Trilhas, é uma das iniciativas que se destaca, sendo
constituído por uma plataforma digital que oferece cursos a distância, além contar
com espaços virtuais, nos quais os professores poderão compartilhar experiencias
entre eles. Vale salientar que todos os cursos possuem certificados que são
reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e são totalmente gratuitos. Para
mostrar o impacto desse projeto na sociedade, cerca de 18 mil profissionais
foram beneficiados com o ensino a distância, além de 160 mil usuários
cadastrados, tudo isso somente no ano de 2018.
Fazendo a análise das iniciativas sociais da Natura, é perceptível a
preocupação que a companhia mostra com a sociedade brasileira, pois existem
diversos outros projetos que não foram citados acima, mas que beneficiam outras
milhares de pessoas. O foco na educação é algo extremamente positivo para as
campanhas sociais da empresa, devido da falta de investimentos do setor privado
nessa área, e a crítica situação da educação pública brasileira, faz com que a
sociedade necessite desse tipo de iniciativa.
Outro detalhe que é importante destacar, é sobre a responsabilidade socioambiental da
empresa. Com isso, analisando os projetos sociais citados anteriormente, o
histórico de sustentabilidade que a Natura possui no desenvolvimento de seus
produtos e na sua filosofia, nota-se que a companhia possui o conceito do tripé
da sustentabilidade (pessoas, planeta e lucro), muito bem alinhado na sua
estrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário