segunda-feira, 13 de abril de 2020

NATURA: INSTITUTO NATURA E PROJETOS EDUCACIONAIS

A companhia brasileira de cosméticos Natura é uma empresa brasileira que está a bastante tempo no mercado interno. A instituição é muito conhecida por suas ações de viés sustentável, o que acabou gerando um diferencial competitivo para ela.

Entretanto a Natura também possui fortes práticas de caráter social. Tudo começou quando a empresa, em 2010, fundou o Instituto Natura, o qual tem como objetivo central de fortalecer a educação no Brasil, além de reforçar as iniciativas sociais da companhia. Para isso, o instituto conta com ajuda dos colaboradores da empresa, que se voluntariam para ajudar nessas campanhas.





O programa de educação para as consultoras de beleza e suas famílias, o qual é disponibilizado pelo instituto em parceria com a empresa Natura. O programa oferece cursos gratuitos, sendo disponibilizados pelo instituto, além de descontos em cursos de inglês da English Live e Wizard, cursos para o Enem e até cursos de nível superior, ofertado pela Estácio de Sá, tudo isso devido a parcerias adquiridas pela Natura e o instituto. Além disso, diversos outros cursos gratuitos são oferecidos, como de matemática, cultura, cidadania e entre outros. Com isso, mais de 85 mil consultoras foram beneficiadas pelo projeto, tudo isso no ano de 2018.

Também existe o Projeto Trilhas, é uma das iniciativas que se destaca, sendo constituído por uma plataforma digital que oferece cursos a distância, além contar com espaços virtuais, nos quais os professores poderão compartilhar experiencias entre eles. Vale salientar que todos os cursos possuem certificados que são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e são totalmente gratuitos. Para mostrar o impacto desse projeto na sociedade, cerca de 18 mil profissionais foram beneficiados com o ensino a distância, além de 160 mil usuários cadastrados, tudo isso somente no ano de 2018.




Fazendo a análise das iniciativas sociais da Natura, é perceptível a preocupação que a companhia mostra com a sociedade brasileira, pois existem diversos outros projetos que não foram citados acima, mas que beneficiam outras milhares de pessoas. O foco na educação é algo extremamente positivo para as campanhas sociais da empresa, devido da falta de investimentos do setor privado nessa área, e a crítica situação da educação pública brasileira, faz com que a sociedade necessite desse tipo de iniciativa.

Outro detalhe que é importante destacar, é sobre a responsabilidade socioambiental da empresa. Com isso, analisando os projetos sociais citados anteriormente, o histórico de sustentabilidade que a Natura possui no desenvolvimento de seus produtos e na sua filosofia, nota-se que a companhia possui o conceito do tripé da sustentabilidade (pessoas, planeta e lucro), muito bem alinhado na sua estrutura.



ANCAR INVANHOE E SUA PREOCUPAÇÃO COM A SOCIEDADE E COM O MEIO AMBIENTE

A Ancar Ivanhoe é uma das empresas líderes da indústria de shopping centers e possui mais de 40 anos de atuação no Brasil. Administra 24 shopping centers espalhados pelas 5 regiões do país. 

A empresa possui um grande compromisso com o meio ambiente e com a sociedade, atuando com respeito às comunidades nas quais está inserida. A sua responsabilidade social é praticada através de diversas ações que visam beneficiar instituições e projetos sociais locais. Pode-se destacar sua parceria com a associação sem fins lucrativos, Junior Achievement, ONG Rede Cruzada e ONG Ação Cidadania, entre outras instituições criadas para promover o bem. 

Com o objetivo de minimizar os impactos no meio ambiente, a Ancar Ivanhoe adotou algumas medidas para o reaproveitamento dos resíduos gerados pela própria organização e seus stakeholders. Para dar descarte ao lixo orgânico gerado em suas praças de alimentação, foi implementado o projeto Telhado Verde, que consiste na implantação de uma horta no telhado dos empreendimentos. Assim, o lixo orgânico é utilizado como adubo, e contribui para o cultivo de hortaliças livre de agrotóxico, além de amenizar a temperatura interna reduzindo o consumo de energia e evitando o desperdício de água para refrigeração do ar. Portanto, a ação é boa para o meio ambiente e trás melhores resultados financeiros para a empresa.



O outro projeto bem interessante da ONG Rede Cruzada em parceria com a Ancar Ivanhoe é o Plantando o Amanhã que em como objetivo de dar atendimento educacional a crianças, adolescentes, jovens e adultos do bairro. O projeto nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de Del Castilho, mais especificamente no Shopping Nova América, um dos shoppings administrados pela Ancar Ivanhoe. Sua primeira iniciativa foi um curso de jardinagem para capacitar os jovens para o primeiro emprego e dar oportunidade de trabalho. O nome surgiu quando alguém passou e perguntou o que os jovens estavam fazendo, e um deles respondeu: Plantando o Amanhã. Atualmente, o projeto oferece uma creche para crianças de Del Castilho, e oferece diversas atividades e modalidades esportivas para a comunidade local.



Esse tipo de ação faz com que a empresa adquira mais respeito e admiração da sociedade, fazendo com que obtenha resultados financeiros positivos. Além disso, contribui para um mundo melhor. Percebe-se que a Ancar Ivanhoe é uma empresa que está alinhada com o conceito de triple bottom line, pois se preocupa com as três esferas: o planeta, as pessoas e o lucro. 

As informações dessa postagem foram retiradas dos sites da Ancar Ivanhoe, Rede Cruzada e do Shopping Nova América. 

domingo, 12 de abril de 2020

A CIDADANIA CORPORATIVA DA SIEMENS ESTÁ PRESENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E CRIANÇAS



Com mais de 100 anos de atuação no Brasil, a alemã Siemens prega que entre suas políticas está o bem estar para a sociedade. A empresa que atua nas áreas de material elétrico, sistemas de vigilância, softwares e transporte público, para citar alguns exemplos, transforma sua excelência em eletrificação, automação e digitalização para romper fronteiras e levar soluções para todos os brasileiros.

Em 2017, a Siemens no Brasil publicou o estudo Business to Society (Negócios para a Sociedade). Esse estudo baseava-se em uma metodologia de estrutura de mediação de impacto do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development) e garante a cobertura dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado dessa medida é uma análise das prioridades conforme o que já foi feito pela Siemens e o que ainda pode se fazer para ajudar no desenvolvimento do país.

Buscando uma correta estruturação e alinhamento para suas ações sociais, a rotina entre colaboradores dentro da empresa já se apresenta há anos com medidas de cidadania corporativa. Suas estratégias envolvem a criação de projetos como o Programa de Transformação objetivando marcar sua atuação na educação e em tecnologias básicas. Partiu daí projetos sociais com o Programa de Voluntário Siemens Brasil.

Desde 2012, diversos colabores e outros profissionais da Siemens se voluntariam para ministrar palestras como ajudar a moldar a educação financeira de jovens, foco na sustentabilidade, trilhas ecológicas e cursos de informática. A empresa dispõe de ferramentas de gestão e possui um papel efetivo na realização dessa ação e deixa claro que doa para seus funcionários horas de trabalho para que eles possam realizar essa tarefa sem comprometer a sua rotina.

No ano de 2014 foi desenvolvida uma plataforma on-line de voluntariado para que seus colaboradores possam inscrever projetos que estejam alinhados aos objetivos estratégicos de cidadania corporativa da empresa. Com essa ação de voluntariado e ciente do seu papel de agente transformador na sociedade, a Siemens pretende envolver seus funcionários com suas ideias de acordo com o que prega e com  o que a sociedade precisa estimulando, assim, a cidadania individual de cada um.




O programa finca sua âncora em instituições com predominância jovem como escolas de Higienópolis, em São Paulo e possui os mais variados temas. Junto a plataforma, seus colabores possuem autonomia para '"preparar o seu campo" para ministrar uma palestra com um tema que seja da sua segurança e de acordo com a localidade em que estão. Dessa forma, eles ganham mais poderes e independência para fomentar um trabalho mais ativo, maleável e engajado.

Os frutos colhidos pela empresa são cada vez maiores. Apresentando preocupação com a sustentabilidade e a sociedade civil, a Siemens é destaque nacionalmente e internacionalmente nos últimos anos. Ela apareceu na segunda colocação entre as empresas do grupo de conglomerados industriais mais sustentáveis do mundo segundo o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI). Ainda foi destaque na avaliação do Carbon Disclosure Project (CDP) que é considerada a mais importante pesquisa de projeção climática mundial e também conquistou a 8° colocação em 2018 e a 28° colocação em 2019 na lista da Corporate Knights como uma das empresas mais sustentáveis do mundo na sua publicação anual The Ranking 100 Global se destacando no Conselho para o Capitalismo Limpo (Concil for Clean Capitalism) que atua no desenvolvimento de políticas públicas inteligentes e eficientes.

Aqui no Brasil, já foi eleita três vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do país no ranking do Guia Exame de Sustentabilidade e conquistou em 2017 a melhor colocação em Governança da Sustentabilidade com a elaboração do estudo Business to Society.

Atualmente atuando em mais de 12 cidades em 10 estados, as ações beneficiam cerca de 10 mil pessoas com mais de 19 projetos inscritos pelos seus funcionários e já conquistou diversas parcerias com escolas, entidades ligadas à educação e a secretarias de educação.

Para mais informações sobre as ações e projetos da Siemens para benefício da sociedade, estão disponíveis e podem ser encontradas na página de Cidadania Corporativa (siemens.com/br/) da empresa.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

NATURA POSSUI PROJETOS QUE VÃO ALÉM DA SUSTENTABILIDADE E ABRAÇA A CULTURA BRASILEIRA COM A MÚSICA




A Natura é uma empresa brasileira líder em preferência dos consumidores no segmento de higiene, perfumaria e cosméticos com índice de 44%. Comprometida com o meio ambiente desde sua fundação, a empresa mostra o seu compromisso com a natureza em cada produto lançado.

Além da preocupação com a sustentabilidade, a Natura investe em cultura através de projetos ligados ao entretenimento gerando mais uma opção de diversão para a população. A Casa Natura foi um desses projetos que objetiva disseminar e divulgar novos artistas.




Em 2005 foi criado o Natura Musical, com a intenção de valorizar a música Brasileira. Por meio de experiências e conteúdo engajador. O projeto destaca a música como forma de reafirmação do respeito e empatia, além de promover encontros entre pessoas com pensamentos e estilos musicais diferentes. Fica evidente com esse projeto que a Natura respeita as diversidades. Além dessa iniciativa própria, a Natura ainda patrocina vários eventos e festivais por todo o país.

Nos últimos 13 anos, cerca de R$ 132 milhões foram investidos em 360 projetos de música brasileira. Em média, 30 discos são lançados anualmente, entre eles estão alguns dos mais representativos compositores e intérpretes da nova geração, além de projetos emblemáticos de ícones da música nacional..

A Natura apresenta diretrizes de sustentabilidade para todos os negócios da companhia ao longo prazo. Por suas ações de cidadania corporativa é possível que a empresa promova impacto positivo nos âmbitos econômico, ambiental, social e cultural.


https://www.natura.com.br/iniciativas

NATURA: INSTITUTO NATURA E PROJETOS EDUCACIONAIS

A companhia brasileira de cosméticos Natura é uma empresa brasileira que está a bastante tempo no mercado interno. A instituição é muito co...